Escolha uma Página

Sobre 

Márcia Tiburi

É professora na Universidade Paris 8. Graduada em Filosofia e Artes, é mestre e doutora em Filosofia (UFRGS, 1999), com pós-doutorado em Artes pela UNICAMP. Sua área de investigação situa-se entre a estética e a política, o feminismo e a filosofia da linguagem.

Tiburi é autora de diversos livro de filosofia, entre eles: “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), “Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004)”, “Metamorfoses do Conceito: ética e dialética negativa em Theodor Adorno” (Ed. UFRGS, 2005, vencedor do Açoarianos de melhor ensaio), “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010, indicado ao Jabuti), “Olho de Vidro: a televisão e o estado de exceção da imagem” (Record 2011, indicado ao Jabuti em 2012), “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011), “Sociedade Fissurada” (Record, 2013), “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (Record, 2014).

Publicou também seis romances: “Magnólia” (2005, indicado ao Jabuti em 2006), “A Mulher de Costas” (2006), “O Manto” (2009), “Era meu esse Rosto” (2012, indicado ao Jabuti e ao Portugal Telecom), “Uma fuga perfeita é sem volta” (2016, concorreu ao Prêmio Rio de Literatura em 2017) e “Sob os pés, meu corpo inteiro” (2018). Em 2018 publicou o pequeno ensaio “Feminismo em Comum”.

É autora ainda dos livros “Diálogo/desenho” (2010), “Diálogo/dança” (2011), “Diálogo/Fotografia” (2011) e “Diálogo/Cinema” (2013) e “Diálogo/Educação” (2014), todos publicados pela editora SENAC-SP.

Em 2015 publicou “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro” (ed. Record, 2015, indicado ao APCA) que está em sua décima terceira edição.

Cursos

Autoritarismo – Compreender Para Combater

Autoritarismo – Compreender Para Combater

Sobre o cursoO curso reúne destacados intelectuais, das mais diversas áreas do conhecimento, para desvendar um fenômeno que desafia a democracia contemporânea, notadamente no Brasil, qual seja: o autoritarismo. A partir de um mosaico de conhecimentos, o curso pretende...

Feminismo para uma outra sociedade

Feminismo para uma outra sociedade

Sobre o cursoO curso busca oferecer um panorama geral sobre o feminismo contemporâneo, suas teorias e práticas. Ele se constitui a partir de visões de professoras, ativistas e pesquisadoras ligadas ao feminismo negro, indígena e transfeminismo, bem como à...

CIPOL – Curso de Introdução à Política

CIPOL – Curso de Introdução à Política

Sobre o cursoVocê que bateu boca por política nos últimos tempos, imagine fazer isso com conhecimento de causa! O Curso de Introdução à Política - CIPOL é voltado para aqueles que valorizam o bom debate político e buscam conhecimento para aprimorar cada vez mais seu...