Escolha uma Página

Sobre o curso

Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor

Penso, logo existo: Filosofia para um mundo melhor é um curso para formar cidadãos capazes de pensar o seu entorno e agir de forma produtiva em sociedade, contra a barbárie.

Em tempos conturbados como o que vivemos, precisamos de conceitos e referências filosóficas que nos permitam ter uma visão ampla das coisas e compreender o mundo a partir de novas perspectivas.

Nessa travessia, voltamos a Aristóteles para entender a relação entre o ser humano e a sociedade,  e ao grande século XVIII, da formação de ideias contemporâneas como os direitos humanos e do livre exercício da razão. Vamos pensar com Kant, com os Enciclopedistas, e caminhar até o presente para abordar autores como Foucault, que examinou as relações entre razão e a loucura, a saúde e a patologia, a liberdade e a prisão.

Vamos beber dos ensinamentos de pensadores de diferentes países e tradições, e pensar a descolonização da filosofia a partir do diálogo entre continentes. O curso também se abre a outras áreas de reflexão das quais a própria filosofia se nutre, como a antropologia, o direito e a arte.

A união de pensadores de diversos lugares em um departamento de Filosofia até então apenas imaginado faz deste curso algo único. Seu objetivo é formar cidadãos questionadores, criativos, dialogantes e de espíritos abertos!

Este curso é voltado para pessoas curiosas e sedentas de novas ideias, desde aquelas que não têm formação em Filosofia, até para os estudiosos que queiram refrescar as ideias a partir de uma abordagem inovadora.

Professores

Open chat
Olá, gostaria de mais informações?