Escolha uma Página

Sobre o curso

Entre tambores e procissões: festas e frestas da brasilidade

Entre tambores e procissões: festas e frestas da brasilidade é um curso que convida a compreender a sociedade brasileira a partir de seus festejos. Saber como festejamos diz muito sobre as nossas contradições, belezas e horrores.

O curso aborda as festas populares brasileiras, profanas e sagradas, a partir da perspectiva da construção de sociabilidades, da criação de laços identitários, da formação de redes de proteção social e da inserção na economia criativa, entre outras questões importantes.

As festas de santos católicos, procissões, candomblés, culturas do samba, carnavais, festas juninas, boi-bumbá, música popular, são pontos de partida para se pensar os dilemas da formação do Brasil a partir das maneiras plurais de invenção e celebração da vida.

O curso é voltado para todas e todos que querem apreender mais sobre a formação brasileira e nossos dilemas contemporâneos de uma maneira inusitada, a partir do campo poderoso da cultura em que as festas estão inseridas, com todas as transversalidades e pluralidade envolvidas.

Professores

Open chat
Olá, gostaria de mais informações?