Escolha uma Página

Sobre o curso

Brasil e EUA

Os Estados Unidos são a maior economia e a nação mais poderosa e influente do mundo. Uma potência hegemônica complexa, com laços históricos profundos com o Brasil. O Brasil, senhor de enormes riquezas naturais e humanas, é elemento geoestratégico central para a definição de caminhos na América do Sul e ostenta uma vocação dormente de grande player mundial.

A história das relações Brasil-EUA é pendular, oscila entre a submissão e a fratura. Uma submissão cega que, em determinados momentos, pretere os interesses brasileiros. E uma fratura que, diante da nossa incapacidade de proteger a nossa própria soberania, nos impede de obter o melhor no trato com uma nação amiga.

Em qualquer hipótese, o destino desses dois gigantes está e estará, ao que parece, ainda por muito tempo, umbilicalmente ligado.

Conhecer a memória dessas relações e, a partir dela, projetar o futuro, é essencial para planejar a nossa atuação estratégica como país, mas também essencial para as nossas empresas, na concepção de seu desenvolvimento, assim como para os nossos cidadãos, de modo a habilitá-los a escolher representantes capazes de fazer o melhor para o Brasil.

Professores

Open chat
Olá, gostaria de mais informações?